Resumo da Matéria

  1. Para responder a pergunta:"Qual a especificidade do ser humano?" tem que se estudar as bases genéticas.
  2. A genética é a ciência que estuda o processo de transmissão dos caracteres dos progenitores para a sua descendencia.
  3. As caracteristicas genéticas são transmitidos pelos cromossomas, são estruturas que se encomtram no interior  das células.
  4. Os cromossomas são contituidos por ADN, acído e desoxirribonveleico, e são os responsaveis pela transmissão da informação.
  5. Cada espécie tem o mesmo numero de cromossomas constituido pelo ser cariótipo. O cariótipo   humano é constituido por 46 cromossomas.
  6. O ADN é uma substancia quimica constituida por quatro  substancias quimicas: a Adenina(A) Tinina(T)Citosina(C), e a Guanina(G).
  7. O codigo genético é uma sequência de aminoacídos na molecula de ADN que possibilita a transmissão das caracteristicas hereditarias.
  8. Os cromossomas são constituidos por vários geneses que são responsaveis por diferentes caracteristicas.
  9. Os genes são argumentos de ADN organizados nucleotidos com uma determinada sequência. É um segmento de cromossomas com um codigo proprio que contem  informação para produzir uma caracteristica determinada.
  10. Destiguem-se geneses dominantes(produzem efeitos mesmo que estejam so presentes num dos cromossomas do pai) .  E geneses recessiivos (so produzem efeitos quando estão presentes nos dois cromossomas do pai).
  11. De entre os vários tipos de geneses, destacam-se os geneses do desenvolvimento que entre outras funções amificam á construção do organismo, sendo fundamentais no processo de constituição  da espécie e do individuo.
  12. O genoma é o conjunto de genese que constituem o ser humano.
  13. A meiose é um processo de divisão das celulas sexuais que ocorre durante a fecundação.O numero de cromossomas reduz-se para 23 assegurando deste modo os 46 cromossomas caracteristicos da espécie humana.
  14. Este processo de diviisão é uma das condições da variabilidade genética, isto é o conjunto de variações genéticas que existem entre os membros de uma população.
  15. Designamos por hereditariedade  especifica a informação genética que é resposavel  pelas caracteristicas comuns dos elementos de uma espécie.
  16. A hereditariedade individual corresponde a informação genética que é responsavel pelas caracteristicas de um individuo tornando-o diferrente de todos os outros.
  17. O genótipo é o conjunto das determinações genéticas herdadas, e a coleção do genes recebidos a quando da consepção.
  18. O fénotipo é conjunto das caracteristicas observaveis num individuo e que resultam da interação do génotipo e do meio.
  19. O individuo é o resultado da combinação dos factores hereditarios e dos factores ambientais.
  20. O préformismo, e a Teoria da epigenese são duas prespectivas sobre o papel da hereditariedade e do meio  na constituição e no comportamento  dos seres humanos, 
  21. O preformismo é uma teoria sub a qual o embrião se desenvolve segundo  as potencialidades existentes no ovo. É uma teoria que previlegia os factores genéticos do desenvolvimento .
  22. A teoria da epigénese desmarcasse do pré formismo ao afirmar  a importância do meio ambiente. No processo de desenvolvimento  ocorrem potencializados que, não estando presentes no ovo, se desenvolvem por efeito da ação do meio,
  23. A filigenese e a ontogenese designam processos relativos ao desenvolvimento.
  24. Designa-se por filigénese o conjunto  de processos  biologicos de transformação que explicam o aparecimento das espécies e a sua diferenciação.
  25. A filogénese reporta-se há historia da espécie .
  26. A ontogénese designa o desenvolvimento , a mudificação do individuo, desde a fecundação até a morte.
  27. A ontogénese reporta-se a historia individual.
  28. Segundo a lei da recapitulação, a ontogenese recapitula a filigenese, isto é o embrião, ao desenvolver-se, reproduz os estadios da evolução da vida das espécies.
  29. A lei da recapitulação defende  que o desenvolvimento  do individuo defende apenas dos factores biologicos.
  30. Entre as várias criticas a lei da recapitulação, destacasse a que afirma que o desenvolvimento do individuo  depende  da interação  entre os factores genéticos e os factores ambientais, condição de adaptação  dos seres ao meio.
  31. São as transformações ontogeneticas que possobilitam a adaptação do individuo ao meio. Por isso se pode afirmar que a ontogénese determinada a filogénese.
  32. A filogénese é o produto  das conquistas individuais,das ontogéneses.
  33. A generalidade  dos animais tem um comportamento pré definido, inato, tem o que se designa por programa genético fechado.
  34. A afirmação da existência de um programa genético nos seres humanos so pode aceitar se o consedermos como um programa aberto, isto é suscetivel de se adaptar as influencias do meio ambiente.
  35. O inacabamento biologico do ser humano, o facto de ao nascer nao apresenta as suas competencias desenvolvidas. É um ser prematuro, constitui uma vantagem: possibilita uma maior capacidade para aprender e se desenvolver.
  36. A neotenia designa o inacabameto biologico  do ser humano ao nascer, o que implica que a infância humana seja tão longa: o processo de desenvolvimento continua após o nascimento.
  37. Diz-se ainda que o ser humano é neotenico porque mantém em adulto as caracteristicas juvenis.
  38. O programo genética aberto, a prematuridade do ser humano e o consequente necessidade de continuar a desenvolver-se após o nascimento  constituem uma vantagem, porque possibilitam o desenvolvimento de muitas capacidades e competências no contexto das interações sociais.