Sistemas nervosos endócrinos e imunitário

 

1-O sistema nervoso é constituído fundamentalmente por dois tipos de células: os neurónios ou células nervosas e células gliais.

2- As células gliais, para além de fornecerem os nutrientes aos neurónios, controlam o seu desenvolvimento. Têm funções importantes no desenvolvimento e na comunicação cerebral.

3- Os neurónios são constituídos por três componentes: o corpo celular, as dendrites e o axioma.

4-Existem três tipos de neurónios: sensoriais (transmitem as mensagens da preferia para os sentes nervosos),motores (transmitem as mensagens dos centros nervosos para a preferia) e os neurónios de consepção( interpreta as informações e elaboram as respostas).

5- A comunicação nervosa consiste em transmitir mensagens de um grupo de neurónios para outro grupo, dá-se o nome de impulso nervoso ou influxo nervoso á informação que circula entre os neurónios.

6-É através da sinapse- zona de interação entre neurónios que as mensagens são transmitidas.

7-As mensagens nervosas ocorrem por processos eletroquímicos. A energia nervosa é de dois tipos: o que passa das dendrites pelo corpo celular é elétrica; ao nível da sinapse pelo efeito dos neurotransmissores, passa a energia química.

8-Os neurotransmissores, imitidos pelo neurónio pré-sináptico, atravessam a fenda sináptica-Espaço compreendido entre os neurónios. E são captados pelos recetores do neurónio pós sináptico.  

9- O sistema nervoso é constituído por um conjunto de estrutura que recebem informação, comunicam-na, coordena-na, e organizam os comportamentos.

10-Destiguem-se geralmente, os mecanismos de receção, que receberam informação (os órgãos dos sentidos),os mecanismos de coordenação (o sistema nervoso central e periférico e os mecanismos de reação(os músculos e as glândulas)

11-O sistema nervoso (SNC) é constituído pela espinal módula (que têm funções de coordenação e de condução) e pelo inséfalo.

12-De entre as várias estruturas que constituem o inséfalo, o cérebro humanos desempenha em conjunto de funções especializadas exclusivas dos seres humanos.

13- O cérebro está dividido em dois hemisférios, cobertos com uma camada de massa cinzenta, o córtex cerebral, que são especializados em funções próprias- lateralização central.

14-Apesar da especialização os hemisférios direito e esquerdo funcionam de forma complementar.

15-Cada hemisfério é constituído por quatro lobos-Frontal, parietal, oxipital, temporal.

16- Nos lobos oxipitais são processados os estímulos visuais que previamente passaram pelo tálamo. A área visual primaria processa dados como a cor a distancial etc., que passam depois para a área visual secundária onde ocorre a identificação dos objectos. Outras áreas do cérebro intervêm atribuindo significados as informações.

17-Os lobos temporais processam os estímulos auditivos os sons são recebidos na área auditiva primária e interpretados na área secundaria ou de associação. E nesta zona que se situa a área de Wernicke, que tem um importante papel na produção do discurso e na compreensão do que os outros dizem.

18-Os lobos parietais são constituídos por duas zonas. Na zona anterior, a área somatossensorial recebe os estilos que vem do ambiente, produzindo as sensações de temperatura, de dor, do tacto, etc. As zonas mais sensíveis do corpo são as que ocupam mais área no córtex. Na área secundaria, as informações recebidas são analisadas e interpretadas dos objectos através do tacto.

19- Os lobos parentais, que correspondem a cerca de um terço do volume total do cérebro, desempenham um conjunto de funções que, pela sua importância levam a que muitos autores os considerem ser a “sede da humanidade”.

20-O córtex motor ou área motora é responsável pelos movimentos dos músculos. As zonas que precisam de produzir movimentos mais precisos e mais variados são as que ocupam mais área no córtex.

21-Por detrás da área motora fica situada uma zona designada por área de BROCA, que é responsável pela linguagem falada, pela produção do discurso.

22-As áreas pré-frontais são responsáveis pelas funções intelectuais superiores: memoria, pensamento reflexivo e imaginação. É ai que se processa a resolução de problemas a tomada de decisões, a planificação, a capacidade de prever o efeito das nossas acções, etc.

23-É nas áreas pré-frontais que se faz a coordenação entre as emoções e a capacidade de decidir. Esta relação foi estudada por António e Hana Damásio.

24-A especialização das várias áreas do cérebro em determinadas funções tem que se compreender a luz do funcionamento sistemático do cérebro: As diferentes estruturas funcionam do modo integrado, implicando –se umas as outras na concretização das diferentes funções.

25-Uma das provas deste funcionamento sistemático ocorre quando uma área luzinada deixa de exercer a sua função e uma outra área vizinha assume essa função perdida (função vicariante ou de suplência do cérebro).

26-O cérebro é um sistema humanitário, que trabalha como um todo, de forma interetiva caracterizando-se pela sua plasticidade.

27-Ainda que, ao nascer, o bebé tenha todas as áreas corticais formadas, o desenvolvimento cerebral continua a fazer-se de forma acelerada nos primeiros meses de vida.

28-A formação do cérebro não resulta de um programa preestabelecido: o meio tem um papel decisivo no desenvolvimento cerebral antes e após o nascimento. 

29-O processo de desenvolvimento cerebral não se define apenas pelo aparecimento de neurónios e sinapse: dá-se também através da selecção de redes neuronais, que passa pela morte dos neurónios e pela supressão de sinapses.

30-Este processo que ocorre ao longo da vida não esta geneticamente determinada: depende das interacções com o meio e das experiencias vividas pelo sujeito.

31- As conexões sinápticas são moldadas pelas experiencias dos sujeitos, o que é uma das razões que explica os gémeos homozigóticos não apresentem as mesmas redes neuroniais.

32-O inacabamento do cérebro humano ao nascer é o lento processo de desenvolvimento pós-natal (lentificação) vão constituir uma vantagem, ao possibilitar uma estimulação maior e mais prolongada do meio.

33-A diferente expressão genética não chega para explicar as diferenças individuais; os efeitos do meio intra-uterino e as experiências ao longo da vida são elementos fundamentais para explicar o processo de individuação.

34-É a imaturidade do cérebro humano e a sua plasticidade vão proporcionar aos seres humanos a possibilidade de desenvolverem um conjunto de capacidades que os distinguem dos outros animais e aprenderem ao longo da vida.

35-Esta plasticidade, esta flexibilidade, permite uma adaptação ao meio mais eficaz e mais criativo. São a condição da aprendizagem, ao longo da vida .